Um jogo é uma atividade recreativa na qual intervêm um ou mais participantes. A sua principal função consiste em proporcionar diversão e entretenimento aos jogadores. No entanto, os jogos podem ter um papel educativo, ajudar o estímulo mental e físico e contribuir para o desenvolvimento das habilidades práticas e psicológicas.
Em geral, os jogos implicam certo grau de competência. No caso dos jogos recreativos, o valor competitivo é minimizado (deixa de ter importância saber quem ganha ou quem perde; o essencial é o lado recreativo da atividade). Posto isto, os jogos recreativos não têm em conta a produtividade e nunca devem ser impostos aos participantes, isto é, não são imperativos.
Enquanto atividade puramente recreativa, os jogos devem, portanto ser realizados de forma deliberada, num clima alegre e entusiasta. A sua finalidade é proporcionar satisfação aos jogadores e libertar as tensões próprias do dia-a-dia. Nos jogos recreativos, não se deve criar qualquer expectativa quanto ao resultado final (o qual simplesmente não existe), pois o que importa é que tenham lugar meramente por puro laser e por gosto pela modalidade em si.

Os jogos recreativos são diferentes dos desportos tendo em conta o caráter competitivo destes, em que o objetivo final é chegar à vitória. Por outras palavras, o desporto é uma modalidade constantemente em busca de um resultado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário